LIVOX: aplicativo brasileiro de comunicação alternativa desenvolvido por pai de uma menina com paralisia cerebral pode auxiliar no desenvolvimento da comunicação de autistas

5 Set

A comunicação alternativa, baseada em figuras, é utilizada por pessoas com doenças e síndromes que afetam o desenvolvimento da fala. Por meio de cartões, pais e cuidadores “conversam” com a pessoa: ao mostrar a imagem de uma criança no chuveiro, por exemplo, a criança sabe que em seguida irá tomar banho.

O método pode ser personalizado, e existem inclusive aplicativos de celular que substituem os cartões. Interessado em utilizar um desses aplicativos para se comunicar com a filha, que em função de sua paralisia cerebral não fala, o analista de sistemas Carlos Pereira entrou em contato com desenvolvedores norte-americanos. Soube, porém, que não havia interesse em entrar no mercado brasileiro. Ou seja, não haveriam versões em português dos aplicativos de comunicação alternativa para celulares.

O analista não desistiu, e utilizou sua formação e experiência profissional para desenvolver o LIVOX, aplicativo totalmente nacional que já é usado no Brasil todo. Criado inicialmente em português, o LIVOX já foi traduzido para mais de 25 idiomas. Em outubro de 2013, Carlos Pereira viaja ao Sri Lanka para concorrer com representantes de 168 países pelo prêmio de melhor aplicativo de inclusão e empoderamento. A competição é apoiada pela ONU e LIVOX foi o vencedor da etapa brasileira.

Carlos Pereira conta que a utilização do LIVOX por sua filha rende momentos inesquecíveis. Além de descobrir o quanto a filha tem noção do que acontece à sua volta, o LIVOX abriu a possibilidade de que a menina seja alfabetizada.

A expectativa agora é pelo impacto que o Livox poderá ter para as 15 milhões de famílias brasileiras que contam com pessoas que não falam devido a problemas cognitivos ou motores, em decorrência de Autismo, Paralisia Cerebral e Esclerose Múltipla, além de  sequelas causadas por AVC e Traumatismo Crânio-Encefálico.

Para conhecer o LIVOX, acesse o link: http://www.agoraeuconsigo.org/

Texto escrito por Silvana Schultze, do blog www.meunomenai.com

Baseado em entrevista do analista Carlos Pereira para Blog do Tas.

Para ler a entrevista na íntegra, acesse o link: http://blogdotas.terra.com.br/2013/09/03/a-historia-do-livox-o-incrivel-aplicativo-verde-amarelo-do-pai-da-clara/

5 Respostas para “LIVOX: aplicativo brasileiro de comunicação alternativa desenvolvido por pai de uma menina com paralisia cerebral pode auxiliar no desenvolvimento da comunicação de autistas”

  1. MARGARETH REZENDE 5 de Setembro de 2013 às 8:58 am #

    PO FAVOR EU QURO SABER O VALOR E O TAMANHO DO APARELHO , PQ MEU NETO TEM 5 ANOS E POUCO CONTROLE DOS BRAÇOS, JA MANDEI EMAIL E ELE NAO MANDOU VALOR, OBRIGADA

    • meunomenai 5 de Setembro de 2013 às 10:15 am #

      Margareth, o Livox é um aplicativo para celular, ou seja, uma espécie de programa de computador, que pode ser usado em alguns modelos de aparelhos celulares, com mais recursos tecnológicos. Não é, portanto, um aparelho. Ele é indicado para pessoas com problemas de fala, somente.
      Abraços,
      Silvana

  2. Marisa Resende 5 de Setembro de 2013 às 10:57 am #

    Como faço para baixar este aplicativo???

  3. maria do carmo vianna 24 de Novembro de 2013 às 6:04 pm #

    sou fundadora de uma ong em juiz de fora para crianças com deficiências múltiplas.Todas não falam ,parabéns pelo seu esforço pai ,Como poderíamos juntarmos forças para que o gov possa doar este software .meu nome e maria do carmo vianna .

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 129 outros seguidores

%d bloggers like this: